Especialidades - Terapias de Laser

Terapias de Laser


A palavra laser é, na verdade, uma sigla para Light Amplification by Stimulated Emission of Radiation, que em português significa Amplificação da Luz por Emissão Estimulada de Radiação. Isso explica muito bem o que faz um laser. Não é mais do que um dispositivo que emite radiação eletromagnética e por meio disso, gera uma ação em cascata nas partículas de luz, os chamados fótons.

Devido a essa estimulação, os fótons passam a comportar-se da mesma maneira e a propagarem-se numa mesma direção. Para ser considerado um laser, o dispositivo precisa de emitir luz visível que obedeça aos seguintes critérios: o feixe de luz deve ser estreito, altamente concentrado, monocromático e bastante intenso. O nome técnico para isso é feixe coerente, pois as partículas de luz adotam o mesmo comportamento e direção.

 

LASER VASCULAR

O Laser Vascular consiste, na aplicação de uma luz laser para destruir as varizes mais pequenas e superficiais (telangiectasias) que tão inestéticas aparentam.

Em que consiste?

A tecnologia utilizada na Clinic Almamarceaux é o laser Nd: YAG de 1064nm, utilizado para o tratamento de lesões vasculares do tipo telangiectasias, aranhas vasculares e vasos de pequeno calibre (até 2mm). Este laser permite termo coagular as células endoteliais de pequenos vasos provocando o seu encerramento. A lesão térmica causa trombose controlada do vaso e posteriormente ocorre a sua reabsorção, desaparecendo, dias depois ao tratamento.
Após a aplicação do laser, surge um pequeno rubor cutâneo na zona afetada assim como uma sensação de calor que desaparece em pouco tempo após a aplicação devida de creme pós laser.

Recomendações

  • Usar meias elásticas após a sessão;
  • Não envolver as pernas em calor como: tomar banho de imersão, fazer jacuzzi quente, permanecer na cama com cobertor elétrico;
  • Evitar-se a exposição solar/raios UV/autobronzeadores antes do tratamento durante 1 mês e após durante 2 meses;
  • Não colocar gelo sobre a zona tratada;
  • Caminhar e exercitar as pernas;
  • Aplicar obrigatoriamente o creme pós laser regenerador na zona tratada 3 vezes ao dia mediante indicação do profissional de saúde.

Duração do tratamento: aproximadamente 1h;
Frequência de tratamento: aproximadamente 1x/mês. Média de 1 a 3 sessões.

 

LASER DEPILATÓRIO

A Clinic Almamarceaux dispõe de dois tipos de Laser para Depilação: Alexandrite e Neodímio Yag.

Em que consiste?

A depilação a laser baseia-se no princípio da fototermólise seletiva – a luz incide na pele transformando-se em calor, destruindo as células germinativas do folículo piloso sem danificar as estruturas adjacentes. Eliminadas estas células o pelo morre e cai. Mediante o tipo de laser utilizado, por exemplo: Laser Alexandrite, emite uma luz que é absorvida pela melanina do pelo, luz essa que provoca calor e destrói o folículo piloso. Sendo absorvido pela melanina, é muito eficaz e seguro em peles claras e pelo escuro. O Laser Nd: Yag emite uma luz que é absorvida pela oxihemoglobina, luz essa que gera calor a nível vascular e que destrói, por efeito secundário, o folículo piloso. Por apresentar baixa afinidade com a melanina é seguro tanto em peles claras como morenas, bronzeadas ou negras, o que nos permite a realização do tratamento durante todo o ano.

É um método definitivo?

Não existe nenhum sistema de depilação que garanta resultados definitivos. Entendendo a pele como organismo vivo é normal que nasçam novos pelos algum tempo após o tratamento. Contudo, estes serão mais fracos e em menor quantidade do que os existentes inicialmente. É assim, essencial manter sessões de manutenção (aproximadamente 1x/ano) de forma a manter os resultados.

Em que medida o laser Alexandrite e Nd: Yag são mais vantajosos relativamente a outras tecnologias?

São tecnologias aprovadas pela FDA e CE.

No caso do Laser Alexandrite é específica para depilação, emitindo uma radiação não ionizante (semelhante a uma lâmpada) com um comprimento de onda de 755nm. Desta forma é um método que garante eficácia e segurança, permitindo obter resultados de forma rápida.

O Laser Nd:Yag emite uma radiação não ionizante com um comprimento de onda de 1064nm, sendo um laser vascular de excelência, que por efeito secundário permite tratamento de depilação, sendo o único laser seguro e eficaz na pele negra – fototipo VI. Não se reunindo as características necessárias para que o tratamento possa ser realizado com o Laser Alexandrite, o Nd: Yag segue-se como o Laser mais eficaz, garantindo segurança.

Quem pode realizar este tratamento?

Exceções: portadores de algumas doenças, incluindo doenças de pele, mulheres grávidas ou em período de aleitamento, pessoas que estejam a realizar tratamento com medicação fotossensibilizante, pessoas que tenham realizado tratamentos de quimioerapia ou radioterapia há menos de 2 anos entre outros.

Pode realizar-se este tratamento em todas as áreas corporais?

O laser pode ser aplicado em praticamente toda a área corporal. Exclui-se apenas a zona periocular e bolsa escrotal nos homens.

Quantas sessões são necessárias?

Em média são necessárias 6 a 8 sessões, sendo que no rosto este número é superior. Algumas variantes, tais como alterações hormonais, características do pelo e medicamentos podem interferir nos resultados. A periocidade das sessões varia de acordo com a zona em questão, uma vez que o ciclo do pelo é diferente de zona para zona. De qualquer forma nunca menos de 4/5 semanas. O objetivo será o espaçamento ir aumentando gradualmente.

Quanto tempo para visualizar os resultados?

Os resultados são observáveis logo desde a primeira sessão. O pelo demorará mais tempo a crescer, na maioria dos casos cai na zona tratada e com o decorrer das sessões deixará de existir.

Quais os riscos na sua utilização?

Esta é uma tecnologia bastante segura, em que os riscos são praticamente nulos quando se atende a todos os cuidados necessários. Raramente podem ocorrer queimaduras ou áreas de hipo/hiperpigmentação, situações que são reversíveis e transitórias.

É uma terapia dolorosa?

Apesar de variar de acordo com a sensibilidade da pessoa, este é um tratamento praticamente indolor relativamente a outros lasers utilizados. Poderá sentir uma ligeira picada no momento do disparo do laser. Os equipamentos têm incorporado o sistema DCD de arrefecimento dinâmico, que garante o máximo conforto e segurança durante a sua utilização.

Quais os cuidados especiais a ter?

Sim. 4/6 semanas antes da sessão deve cessar-se métodos de arranque/descoloração. A exposição solar deve ser evitada 4/6 semanas antes e após o tratamento. No dia da sessão, a pele deve encontrar-se limpa (sem cremes, desodorizantes, maquilhagem, medicação), hidratada, íntegra e saudável. O pelo deve ser rapado 24 a 48h antes. Após a sessão, deve aplicar creme pós laser durante 3 a 4 dias, assim como protetor solar de fator 50+ se a área estiver exposta. Deve ainda evitar fontes de calor nas 24h seguintes (água quente, sauna, atividade física intensa, roupa apertada). O método de corte do pelo deve ser o único utilizado entre sessões, se necessário.

Clinic AlmaMarceaux - Clínica de estética | Medicina de estética | Tratamentos de estética

Laser Vascular Rosto – Antes e depois

Clinic AlmaMarceaux - Clínica de estética | Medicina de estética | Tratamentos de estética

Laser Vascular – Antes e depois

Clinic AlmaMarceaux - Clínica de estética | Medicina de estética | Tratamentos de estética

Laser Vascular – Antes e depois

Clinic AlmaMarceaux - Clínica de estética | Medicina de estética | Tratamentos de estética

Outras Terapias Laser – Antes e depois