Especialidades - Rinoplastia

Rinoplastia


O que é Rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia de pequeno porte que remodela a estrutura nasal, tanto óssea quanto a parte cartilaginosa, procurada por grande parte da população para melhorar a estrutura do nariz e para pessoas que possuem dificuldades relativas à respiração.
Este tipo de cirurgia permite com que o nariz fique com aspecto mais harmónico ajudando também nos problemas nasais.

Geralmente a rinoplastia é associada com uma cirurgia funcional nos pacientes que tem dificuldade de respirar, sendo ligada a correção de desvio de septo e hipertrofia de corneto. A procura por rinoplastia é bastante comum para arrebitar a ponta, modelar o dorso e para reduzir o tamanho do nariz, são pedidos constantes.

Rinoplastia estruturada

De acordo com o cirurgião plástico hoje, o ideal para este tipo de procedimento é realizar a rinoplastia estruturada, que remodela e recoloca as estruturas remanescentes do nariz, para fortalecer a estrutura nasal que ficou. Numa rinoplastia o osso e cartilagem são diminuídos, desta forma a estrutura acaba por enfraquecer, por isso o que geralmente fazemos é fortificar estas estruturas, caso contrário o nariz pode ceder e modificar com o passar dos anos, pois as cartilagens trabalham devido à força de retração cicatricial e peso do edema.

Idade para realizar a Rinoplastia

A procura por este tipo de cirurgia é tanto para homens como para mulheres, porém a indicação é que seja realizada a partir dos 15 anos. Pacientes acima de 60 anos podem passar pelo procedimento, porém é necessário uma avaliação criteriosa sobre o assunto, bem como a realização de exames específicos. Pacientes acima de 60 anos possuem o componente pele muito alterado, a pele está mais grossa e a cartilagem mais fraca devido à idade. Desta maneira colocamos o paciente dentro da expectativa do que é possível realizar nesta faixa etária com a rinoplastia.

O procedimento

Como qualquer procedimento cirúrgico deve ser realizado num centro especializado, com anestesia geral para proteção da via aérea. Quando se realiza a rinoplastia, geralmente não é necessário permanecer internado, tendo geralmente a possibilidade de ir para casa no mesmo dia e a recuperação leva cerca de uma semana. Geralmente os cirurgiões plásticos são habilitados para fazer este tipo de procedimentos.

Tipos de Rinoplastia

Existem três técnicas para operar o nariz:

• Rinoplastia fechada;
• Rinoplastia em forma de delivery, chamada de alça de balde: consegue-se ver um pouco mais as estruturas do nariz, libera um pouco mais as cartilagens;
• Rinoplastia aberta: consegue ter um controle total das estruturas nasais e é a técnica mais moderna e mais utilizada. Os pacientes que realizam a rinoplastia, geralmente associam com outras cirurgias estéticas.

Pós-operatório

O pós-operatório leva em média uma semana de repouso, com curativo no nariz que não pode ser molhado. O paciente tem a possibilidade de voltar ao trabalho na semana seguinte e realizar também as atividades normais, evitando apenas atividades físicas por 40 dias e evitar atividades físicas de contato por quatro meses, para que não haja risco de lesionar ou quebrar alguma cartilagem.