Especialidades - Nutrição

Nutrição


Consiste num processo em que os seres vivos ingerem alimentos e líquidos para a manutenção de suas funções vitais. Deve ser distinguido do simples conceito de alimentação, à medida que engloba processos involuntários tais como digestão, integração de nutrientes no sangue após seu processamento e finalmente sua incorporação nas células. Assim, a nutrição pode ser considerada uma disciplina por si só dentro da área da saúde.

Existem diferentes tipos de nutrição nos seres vivos. Por um lado, os organismos que produzem o seu próprio alimento, tais como as plantas e algumas bactérias. Neste caso, produzem suas próprias células a partir de diversas substancias químicas. Por outro lado, os organismos que necessitam de outros para poder nutrir-se, como por exemplo os animais, que obtêm energia a partir da assimilação da matéria orgânica de outros seres vivos.

Um dos principais objetivos da nutrição é explicar a ação de uma dieta no organismo com o objetivo de melhorar a saúde das pessoas. Na verdade, para que a nutrição responda às necessidades do organismo deve cobrir os requisitos de energia. Tanto do ponto de vista do metabolismo basal como da atividade física. Deve também fornecer o abastecimento de água e da falta de nutrientes energéticos, tais como vitaminas e minerais.

Os nutrientes que o corpo precisa são carboidratos, minerais, vitaminas, proteínas, gorduras e água. Qualquer desequilíbrio nestes nutrientes pode ter consequências para a saúde. Assim, existem muitas doenças que estão ligadas às circunstâncias nutricionais do paciente: obesidade, hipertensão, desnutrição, etc. Uma boa nutrição é geralmente muito eficaz na prevenção de um grande número de perturbações e problemas de saúde.

Existe uma representação gráfica que classifica os alimentos de acordo com sua importância para a nutrição humana: a pirâmide de alimentos. Conhecê-la pode contribuir com uma visão integral de como uma pessoa deve alimentar-se para ter uma dieta equilibrada. Esta dieta tem uma base composta por cereais ou grãos, um nível médio de vegetais e frutas, além de um vértice de óleos, açúcares e gorduras. A sua base corresponde aos alimentos que devem ser consumidos assiduamente, o vértice corresponde aos que devem ser menos consumidos e o setor intermediário aos alimentos que devem ser consumidos com moderação. É sem dúvida uma grande ajuda para entender como a nossa nutrição deve ser encarada.