Especialidades - Acupuntura

Acupuntura


Acupuntura é uma técnica milenar que que consiste na  integração  da medicina tradicional chinesa.

Os diversos  benefícios deste  tratamento têm sido cada vez mais reconhecidos. A sua aplicação  tem expandido  num vasto cuidar de diversas áreas da saúde humana, incluindo a saúde mental.

Depressão, transtornos de ansiedade, dependência química encontram na prática da acupuntura uma solução alternativa para o cuidado  holístico terapêutico da mente e aumento do bem-estar emocional do ser humano.

Inúmeros estudos têm revekado  que a acupuntura é uma terapia reconhecida.  Ela age como auxilio dos tratamentos convencionais que recorrem à farmacologia com antidepressivos e psicoterapia, aliviando significativamente o sofrimento de quem apresenta,  distúrbios e transtornos de saúde mental diversos.

Princípios da Acupuntura

A acupuntura tem como principal objetivo restabelecer  o equilíbrio dos chamados canais meridianos. Os chineses  defendem  que o nosso corpo possui uma energia vital, a quem eles denominam Qi.

Neste sentido , a prática  baseia -se na ideia de que os nossos  maiores problemas relacionados à saúde física e mental são revelados ​​pelo desequilíbrio dessa mesma energia. Mas quando corpo e mente estão em sintonia em perfeito funcionamento, o Qi flui através dos canais meridianos, que estão localizados em pontos específicos do corpo.

Com base neste fundamento esta  tradição, às vezes o Qi fica congestionado em  certas vias meridianas, levando a doenças ou distúrbios, que podem causar maiores danos ao ser humano.

O congestionamento  congestionamento dos canais meridianos e consequente bloqueio do Qi podem ter uma variedade de causas, das quais podemos salientar má alimentação, stresse e traumas físicos, carga  genética, etc.

Acupuntura e o bem-estar emocional

A intervenção da acupuntura, consiste em desbloquear esse fluxo de energia e tratar a fonte do problema, seja ela de caracter  físico ou emocional.

Para a medicina chinesa as doenças e transtornos psicológicos têm uma relação direta com o mau funcionamento do organismo.

Nesse sentido , como princípio fundamental para equilibrar corpo e mente, a acupuntura relaciona os órgãos do corpo aos estados emocionais para a aplicação da técnica de agulhamento.

Tudo parte do princípio da Teoria dos 5 Movimentos, segundo a filosofia chinesa.

Esta  teoria é desenvolvida na medicina tradicional, da qual a acupuntura faz parte, e traça um paralelo entre os elementos da natureza – água, fogo, terra, madeira e metal – e o corpo humano.

A partir disso, os órgãos são classificados de acordo com cada um desses cinco elementos a referir:

Os exemplos de classificação dos principais órgãos e respetivos elementos associados são os seguintes:

rins = água

coração = fogo

fígado = madeira

pulmões = metal

baço/pâncreas = terra

E onde as emoções e a saúde mental estão interligadas?

A medicina tradicional chinesa esta,  segue o princípio de que cada emoção está interligada a um determinado órgão e, consequentemente, a um dos elementos. As emoções são:

Alegria (coração), tristeza (pulmão), raiva (fígado), preocupação (baço-pâncreas) e medo (rins).