Especialidades - Abdominoplastia

Abdominoplastia


O que é a abdominoplastia?

A abdominoplastia é uma cirurgia que proporciona melhorar o aspecto do abdómen, tornando-o mais liso, firme e bonito e proporcionar um contorno corporal mais acentuado. Sendo esta realizada através da eliminação do excesso de pele e de tecido adiposo da zona inferior do abdómen.

Aquando da primeira consulta, o cirurgião plástico informa-se sobre a história clínica do paciente, realiza uma avaliação física e pede que sejam feitos exames laboratoriais específicos. Nesta fase permite ao paciente explicar ao médico quais são as motivações que o levam a querer submeter-se a uma abdominoplastia e as expetativas que tem em relação a cirurgia. O médico, por sua vez , tem o dever de informar o paciente, de forma realista, sobre os resultados que poderá obter, riscos da cirurgia e como decorre o período pós-operatório.

Este é também o momento certo para o paciente informar o médico se sofre de alguma doença, toma medicamentos de forma regular (a toma de anticoagulantes, por exemplo, deverá ser suspensa 10 dias antes da cirurgia, pois prejudica o tempo de coagulação). Se o paciente fumar deve eliminar esse hábito nas 2 semanas que antecedem a cirurgia e nas 2 semanas que se seguem, pois o tabagismo pode comprometer o processo de cicatrização. Sendo ainda primordial não consumir bebidas alcoólicas no período que antecede a cirurgia e fazer uma dieta equilibrada.